Tempo de leitura: 15 minutos
Contents
Como Dominar o Tempo?
Você já teve a impressão de ser completamente dominado e engolido pelo tempo? Então, leia este post: Como Dominar o Tempo? e conheça 3 dicas imbatíveis.
Ficar sempre correndo e ofegante, levantando de sobressalto da cama, engolindo um café da manhã, saindo de casa apertando várias vezes o botão do elevador, como se isso, fizesse o elevador chegar mais rápido.
Passar voando pela portaria do seu prédio, numa pressa louca, como se o Mundo fosse acabar a qualquer momento.
Nessas horas, pelo menos comigo, me dava uma raiva muito grande de ver aquelas pessoas bem calmas, serenas e tranquilas, não só andando com o cachorro pela rua, bem como indo para o trabalho tranquilamente.
Você é Escravo do Seu Tempo?
É claro que dessa forma, dando continuidade no decorrer do dia, o ônibus que você iria pegar teve um pequeno atraso ou o seu carro, ao dobrar a sua esquina, se deparou com uma retenção conhecida vulgarmente como engarrafamento.
Após toda essa saga do deslocamento até o seu trabalho ou empresa ou encontro ou compromisso, seja lá o que for, parece que você é o único que chegou atrasado.
Todos já estão no local, já tomaram um cafezinho, beberam uma água, foram ao banheiro e estão lindos prontos e perfumados para a reunião ou evento combinado.
Você é claro, se sente péssimo, mal arrumado, com vontade de ir ao banheiro e num nível de stress completamente diferente de todos os presentes na ocasião.
Como você acha que será a reunião ou o encontro para você?
Aprendizado Sobre o Tempo:
Essas situações, já aconteceram comigo algumas vezes.
Resolvi estudar e observar o comportamento das pessoas que não viviam essas realidades, principalmente aquelas pessoas tranquilas e serenas, lembra daquelas passeando com o cachorro?
Descobri que essas pessoas, independente do grau de compromisso ou envolvimento delas, a maioria eram mais felizes e elas é que comandavam e dominavam o seu tempo.
Conheci melhor, um conceito muito óbvio, que era a diferença entre passado, presente e futuro.
Nos meus estudos, li vários livros, pesquisei bastante na internet e participei de cursos de desenvolvimento pessoal.
Tudo isso não foi só pela gestão do tempo, foi porque acredito realmente na nossa evolução e melhoria que devemos ter e buscar como seres humanos.
Domínio do Tempo e Qualidade de Vida:
Ficou muito claro para mim, que a pessoa que consegue dominar o tempo, consegue ter o controle da situação e viver com muito mais qualidade de vida, sendo admirada e servindo de exemplo, para uma série de coisas na nossa vida.
Quer um exemplo de quem, não é assim?
Já se deparou com uma pessoa extremamente ansiosa que não consegue deixar você terminar de falar ou perguntar e já tenta adivinhar o que você vai dizer, olha que loucura!
A pessoa não consegue ouvir, não consegue esperar a pergunta que irão fazer para ela e que, supostamente, ela irá responder.
Como conseguimos sair dessa escravidão do tempo?
Dicas Para Gestão do Seu Tempo
1 - Viva Plenamente o Presente:
A primeira situação que aprendi foi: precisamos estar constantemente no presente.
Não interessa o que você estiver fazendo, faça, curta, saboreie, divirta-se e vivencie, de corpo e alma, esse momento presente.
Esse aprendizado é a chave para começarmos a evoluir e podermos dizer para o Sr. Tempo quem realmente manda na jogada!
A grande maioria das vezes, estamos levando o cachorro para passear e estamos pensando num problema que ocorreu (passado) ou no evento que irá acontecer, na conta que iremos pagar (futuro).
Perceba que perdemos ao fazer isso, uma grande oportunidade de curtir aquele momento do passeio do cachorro.
Observar o caminho, escutar os pássaros num parque, sentir o cheiro e a energia do lugar que você está, ou seja, perdemos o poder que temos de contemplação.
Perdemos a oportunidade de darmos um descanso para a nossa mente da correria do dia-a-dia e ficarmos em Paz, curtindo o nosso momento, curtindo aquela sensação gostosa de estar presente, simplesmente por estar presente.
Bem parecido com o estado de meditação, você em Paz com você mesmo.
Domínio do Tempo e o Celular:
Não vou nem falar da atualidade, que são os celulares.
Várias pessoas andando como um zumbi olhando a tela do telefone, sem nem se importar com o cachorro que está levando para passear, com algum amigo que passou ao seu lado, que também estava no celular, e não se viram.
Já presenciei também, uma mamãe que o filho estava quase caindo do carrinho de bebê, mas ela não conseguiu reparar porque tinha uma postagem imperdível naquele momento.
Minha Experiência Prática:
Já teve um período da minha vida, que eu não aproveitava os momentos com a minha Família.
Simplesmente eu era extremamente ansioso e estava sempre me preparando ou prevendo o próximo passo, mais ou menos assim:
marcávamos para ir ao shopping, eu logo que escutava essa informação, vinha automaticamente na minha cabeça, a roupa que eu iria sair, se o carro estava com gasolina e se o shopping estaria cheio.
Perceba que a minha Família ainda estava discutindo, brincando e decidindo sobre o shopping ou qualquer outro passeio.
Eu já não estava presenciando isso e já estava completamente ausente pensando no futuro e deixando de saborear aquela conversa acalorada e divertida do momento.
No shopping era a mesma coisa, eles estavam começando a ter fome, eu já estava ligadão em qual restaurante eu os levaria.
Na mesa do restaurante, eu estava ligadão em qual outra loja iríamos ao término ou pegar o carro para irmos embora.
Ligadão o Tempo Todo?
Apesar de estar ligadão ter o lado positivo, posso afirmar para você, que é extremamente cansativo e estressante.
Você não consegue relaxar nunca, você num determinado período de tempo se sente muito cansado e seu corpo sem energia.
A minha energia que eu poderia ter colocado para aproveitar e curtir o momento presente, se divertindo com a Família, eu direcionava para ficar ligadão no próximo passo.
Essa situação me incomodava e eu não queria continuar agindo assim e fui buscar as técnicas e os estudos para vencer isso.
2 - Sinta o Fluxo da Sua Energia:
Eu acredito muito no poder do treinamento, tenho certeza que tudo aquilo que treinamos, ficamos melhor e conseguimos realizar em muito menos tempo.
Ao me dedicar para vivenciar o presente, descobri a meditação e quebrei todo um preconceito que tinha na minha cabeça, achando que era algo religioso.
Ao começar a meditar, me apaixonei pelos exercícios de respiração. Como negligenciamos respirar?
O oxigênio que é a coisa mais importante e vital para o nosso corpo e para nos manter vivos, nem damos importância.
Vamos respirando e nem tomamos a percepção do que é isso, alguns vão até se perguntar: nós respiramos?
Fazer uma respiração profunda, enchendo o peito de ar na inspiração e expirando, colocando esse ar para fora de forma mais lenta do que ele entrou, nos faz perceber e acalmar completamente nossos pensamentos.
Se você não acredita, faça, é de graça, observe que na mesma hora seu corpo começa um processo de relaxamento automaticamente.
Existe uma técnica da respiração da folha seca, essa é a que eu mais gosto e treino.
Você inspira, calma e suavemente, o máximo que você conseguir puxar e encher o peito de ar fazendo uma pausa de 2 segundos, antes de começar a expirar.
Ao expirar, você deve fazer no dobro do tempo que você fez para inspirar, ou seja, numa velocidade menor, fazendo também uma pausa de 2 segundos, quando você retirar todo o ar de dentro de você.
Inspire novamente, pausa de 2 segundos, expire novamente no dobro do tempo, pausa de 2 segundos e assim segue na respiração.
Pratique e Domine o Seu Tempo:
Se chama folha seca, para lembrar que precisamos ter a delicadeza e a suavidade de uma folha seca voando e caindo levemente no chão. Que tal parar um pouco a leitura agora e fazer esse exercício?
Não force a barra, faça no seu ritmo e sem sentir dores e desconfortos, se não conseguir 2 segundos, faça 1 segundo, não importa, só dê um tempo entre a inspiração e a expiração.
É impressionante como o nosso corpo reage muito bem a essa respiração, você não precisa ser um praticante de meditação ou uma pessoa que pratica Yoga, os sentimentos de Paz e Calma vão se apoderando da gente na mesma hora.
O corpo parece falar assim, porque você não fez isso antes?
É muito bom e à medida que você vai treinando, você começa a reparar que os pensamentos também entram nesse ritmo e vão perdendo um pouco a velocidade, acalmando a tagarelice interna da nossa cabeça.
Eu e a Meditação:
Aprendendo a respirar e treinando meditação, eu consegui me observar mais atentamente e comecei a perceber melhor a minha energia.
Tinha vezes, no começo, que eu ia meditar e estava mais agitado, mais tenso, mais irrequieto, não conseguia ficar parado e ficava muito incomodado com a prática.
Outras vezes, tudo era uma calmaria e eu me sentia muito bem, em paz, sereno. Só em pensar em meditar, já me dava um relaxamento total e a prática fluía muito bem.
Com o passar do tempo praticando meditação, percebi que a irritação foi passando e fui ficando treinado a me manter em paz e calmo.
Consegui observar quando eu estava com energia para fazer uma tarefa e quando, exatamente, essa energia ia embora de alguma atividade que eu me predispunha a realizar.
O que estou querendo dizer e ressaltar aqui, é que acalmando a minha mente através da meditação, comecei a perceber que forçar uma atividade, sem eu estar com energia para executá-la, diminuía muito meu rendimento.
Antes e Após a Meditação:
Anteriormente à prática da meditação, eu não conseguia enxergar em que momento eu precisava descansar ou alterar para uma outra atividade, eu ia forçando executá-la até ficar exausto ou não terminar o que tinha começado por falta de prazer.
Sentir o fluxo da minha energia foi muito importante na hora de definir o que eu faria no meu dia, na minha casa, no meu trabalho, na minha atividade física e no meu lazer.
Juntando esse sentimento, com o poder de vivenciar plenamente o Presente, do item 1, comecei a ter uma performance acima do normal da que eu tinha anteriormente.
E foi um passo relevante para eu ficar focado e com a máxima atenção naquilo que estava fazendo no momento.
Dessa forma consegui entender um conceito muito falado hoje em dia, com uma grande importância para a Gestão do Tempo e que recomendo, no item 3, a seguir.
3 - Tenha Foco na Atividade Que Fizer no Momento:
Não deixe as distrações da atualidade retirar seu FOCO da atividade que você estiver convicto e decidido a fazer.
Nada pode te parar, tenha sempre em mente que a atividade deverá ter início, meio e fim.
Muito cuidado com o seu celular e as suas notificações, aqueles lembretes que surgem para te chamar a atenção, eu simplesmente desliguei todos os meus do meu telefone.
Na sua Empresa ou trabalho, cuidado com o bate-papo nos cafezinhos ou nos locais de pausas e descansos, algumas pessoas perdem a noção do tempo quando estão nesses lugares.
Separe suas atividades usando a Tríade do Tempo, ela é uma das metodologias mais conhecidas e utilizadas para medir a produtividade de um profissional.
Trata-se de um processo inovador de planejamento pessoal, que ajuda o indivíduo a organizar sua vida e, dessa forma, se tornar mais produtivo e ter um dia a dia mais equilibrado.
Treinando o Domínio do Tempo:
Faça um planejamento do seu dia, separando suas atividades dentre os seguintes grupos:
- Atividades Urgentes;
- Atividades Importantes; e
- Atividades Circunstanciais.
Urgentes: todas as atividades para as quais o tempo está curto, no limite ou já se esgotou.
São as exigências que chegam em cima da hora e que não podem ser previstas. Em geral, acabam trazendo pressão e estresse.
Importantes: atividades que nós realizamos e que são relevantes em nossas vidas. Que trazem resultados em curto, médio ou longo prazo.
As atividades importantes proporcionam prazer ao serem executadas, sendo que a maioria delas é espontânea.
Circunstanciais: atividades desnecessárias, por serem consideradas apropriadas pela sociedade, excessivas ou sem resultados.
São os gastos inúteis de tempo, como as horas a mais na cama, checar várias vezes por dia as redes sociais e demais atividades feitas por comodidade.
Elas não trazem resultados e há alto potencial para gerar apenas frustrações.
Meu Aprendizado Com a Tríade do Tempo:
Eu uso um modelo de planejamento com essas atividades separadas, treinei no curso do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching).
E comecei a dominar completamente o meu tempo, o meu dia, minha semana, meu mês, meu lazer, minha família e meu trabalho.
Comecei a utilizar esse modelo, sempre planejando o dia de amanhã.
O importante é você mesmo classificar as suas atividades nas três categorias da Tríade do tempo.
Não delegue para ninguém essa tarefa, o importante é você fazer o que você se comprometerá a resolver e não ouvir os outros.
A urgência, importância e circunstância devem ser as suas.
Mesclando as 3 Dicas:
Quando eu concluí meu planejamento, unifiquei o item 1 (Viva Plenamente O Presente) e o item 2 (Sinta O Fluxo Da Sua Energia) com esse item 3.
Perceba que me senti imbatível e dominei completamente o meu tempo, ao planejar e separar minhas atividades, tinha completo conhecimento de qual atividade alocaria mais tempo para realizá-la.
Definindo e separando minhas tarefas (item 3), realizei a atividade plenamente, não deixando nada me interromper ou me distrair. “Faça, curta, saboreie, divirta-se e vivencie, de corpo e alma, a realização da sua tarefa” (item 1).
Coloquei toda a minha energia na realização daquilo que eu me predispus a fazer e ao perceber que minha energia estava baixando, concluía a tarefa e iniciava outra atividade que estava energizado para realizar.
Forçar uma atividade, sem estar com energia para executá-la, diminuirá muito seu rendimento (item2).
Deu certo comigo, dará certo com você. Acredite em Você. Você é muito mais poderoso do que imagina!
Gostaria que você deixasse um comentário sobre o post, divulgasse e compartilhasse nas suas redes sociais para alcançar mais pessoas, que não sabem Como Dominar o Tempo? Muito obrigado!!
Compartilhe: